20/05/2013

Viagem pelas Serras do Mar, Serra da Mantiqueira, Parque Nacional da Serra da Bocaína, Parque Nacional de Itatiaia.



Enfim depois de muito trabalho chegou minhas férias “merecidas”, fiz um roteiro para o Rio de Janeiro, e Serras de Minas Gerais, finalizando em São Lourenço para ver o Megacycle (MG). Foram 7 dias de estrada sendo 2 para Paraty e 5 rodando pela Serra do Mar, Parque Nacional da Serra da Bocaína (Rio de Janeiro), Parque Nacional do Itatiaia (RJ), parte da Estrada Real e Serra da Mantiqueira (Minas Gerais), paisagens muito bonitas e momentos de muita energia.


Viagem pelas Serras


As estradas percorridas foram ida Ayrton Senna, Rio - Santos, Rodovia Mario Covas, BR 155 (Frade-RJ>Lídice), BR 157, Dutra, BR 158. Cidades foram: São Paulo: Mogi, Ubatuba, Caraguatatuba e Ubatuba Rio de Janeiro:  Paraty, Frade,  Angra, Lídice, Rio Claro, Volta Redonda , Barra Mansa, Resende e Itatiaía. Minas Gerais: Queluz, Itanhandu, Itamonte, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Caxambú, São Lourenço e Cruzeiro.

Os riscos no céu  acompanharam a viagem... Alguns 
em SP outros no RJ, interessante.




Viagem pelas Serras



Vista da praça da igreja em Paraty.

...festa do Divino, em Paraty.

Fachadas das casas e casarões de Paraty.



Baia dos pescadores em Paraty.




 Os riscos no céu estavam aqui também...



Viagem pelas Serras


Rio que corta Paraty (Perequê Açu) e desemboca no porto.
(em frente a pousada que fiquei (Pousada Provence)).





Vista do Porto de Paraty, perto do mercado dos pescadores.





Vista do Porto para Veleiros e Visitantes.





Viagem elas Serras


Foto dos picos do Parque Nacional de Itatiáia, neste pedaço as montanhas são muito altas e parecem tocar o céu... são realmente as  montanhas mais altas do Brasil, beirando os 2 800 metros de altitude, onde encontra-se o pico das Agulhas Negras.


Vista do Rio Paraíba do Sul perto de Volta Redonda (a paisagem é muito bonita da estrada), e ao fundo pode se ver uma linha de trem que corta o sopé da montanha, com uma locomotiva parada, carregando minério de ferro, junto com vários vagões, uma das paisagens mais fantásticas da viagem. Neste pedaço tirei a foto encostando a moto na estrada (Rodovia Dutra) em um declive de 500 metros.




Vista da Estrada da Serra da Bocaína, sentido Lídice RJ, (subida da serra para Volta Redonda)



Vista do túnel construído por escravos para transporte de ouro (Caminho Estrada Real) entre Minas e Paraty, são 3 túneis, sendo que o último é mais extenso e causa uma sensação de insegurança visto que não possui iluminação interna e  as paredes vertem pingos de água infiltrada nas rochas sobre nossa cabeça.






Viagem pelas Serras


Serra da Mantiqueira, vista panorâmica do topo da Serra, pedaço da descida já perto de Itamonte (MG), BR 354.Neste pedaço dá para ver a Serra em volta e a vegetação característica desta área, estava perto de mim uma ave (parecia um falcão) ele estava pairando se mantendo no ar ao lado da encosta da montanha, observando o vale junto comigo - um momento mágico.



Aqui esta a "Sophia" minha Harley Heritage Softail Classic , potente e contente por passear por estas Serras lindas, e estas paisagens inspiradoras.









Viagem pelas Serras


Vista da estrada que leva a cidade de Virgínia (perto de Pouso Alto- MG) onde estava hospedado em uma pousada. Esta estrada corta a Serra da Mantiqueira pelo alto, e é parte da antiga Estrada do Caminho Real.  Daí conseguimos observar toda a Serra ao fundo (azul claro).


Viagem pelas Serras


Por fim o evento em São Lourenço, tinha 234 moto clubes, sendo a maioria do RJ, Minas e São Paulo. Entrada do evento, e vista interna.





Comentário: Não gostei da organização do evento visto que o local ficou muito pequeno para a quantidade de motos na cidade. As atrações estavam de má qualidade, muita gente veio de longe e acredito que voltaram frustradas. À noite a cidade estava lotada de pessoas em uma rua principal, sendo que as demais só haviam motos estacionadas e pessoas procurando restaurantes e locais para jantar, que já estavam fechados as 21hs. Uma pena, é uma falta de alternativas na recepção dos que vem para a cidade para contribuindo com o turismo e a economia local. Não vi a representação da Harley no evento, o que me frustrou ainda mais. O que valeu, e muito foi a estrada e os locais visitados com meus amigos que lá estavam. Até...